A transformação está acontecendo silenciosamente mas é muito poderosa. O número e solteiros superou pela primeira vez na história o número de casados. São 81 milhões de pessoas com hábitos e prioridades de consumo e poder de compra desafiando décadas de estratégias de marketing focadas na família tradicional. Não se trata meramente de um fato demográfico: é o epicentro de uma revolução que atinge o varejo e os fabricantes e, portanto, toda a cadeia de suprimentos B2B. Vamos entender melhor o
comportamento de consumo dos Singles
O consumidor “single” é um universo heterogêneo: do jovem adulto recém lançado na carreira ao maduro que redescobre o mundo como pessoa independente. Mas, por ora, gasta naus de 38% a mais por pessoa em produtos de consumo do que indivíduos em lares familiares. Eles estão investindo em experiências, conveniência, saúde e bem-estar. A mudança não pode mais ser ignorada. A omissão agora mete em cheque a relevância do seu negócio para os próximos anos.
Para empresas B2B, desde o fabricante de embalagens até o fornecedor de ingredientes e o desenvolvedor de tecnologia para o varejo, conhecer intimamente o que move esse consumidor tornou-se indispensável. Não se trata mais de simplesmente tributar porções menores ou embalagens reduzidas. O mercado procura soluções inteligentes, produtos de alta qualidade para evitar o desperdício e uma jornada de compra que cumpra o sonho: exclusividade e eficiência. O foco agora é na experiência e não na escala.
Resumo:
Fiz um trabalho para aprofundar na vida do consumidor solteiro. Abordei os dados que mostram seu impacto, desvendei os principais vetores – de especialização culinária, a autocuidado e entretenimento – e também compartilhei no texto dicas para que empresas B2B se adaptem, mas também inovem e usufruam deste ciclo. É a hora de descobrir oportunidades e faturar nesse estágio mais silencioso da revolução single.
Radiografia de um gigante: os números da economia single
Para capturar a escala da oportunidade, são necessários atenção aos dados. A “economia single” deixou de ser uma peça de nicho e tornou-se o novo mainstream do país.
Indicador
Dado
População Single no Brasil
81 milhões de pessoas
Comparativo Populacional
Supera os 63 milhões de casados
Poder de Compra (por pessoa)
Gasto 38% maior que a média familiar
Consumo de Bebidas Alcoólicas
49% dos adultos brasileiros consomem
Movimentação Global (Dia dos Solteiros)
US$ 56 bilhões (China, 2020)
Veja alguns vestígios disso: público-alvo pronto para dar dinheiro a produtos e categorias que entregam satisfação. A TNC Brasil ressalta isso na pesquisa apresentada, famílias, por exemplo, estão preferindo a economia em volume. Solteiros valorizam a economia de orçamento, mas, acima de tudo, a conveniência: podem gastar um pouco mais, estão dispostos a fazer isso. É essa mudança de mentalidade que nos abre a porta para oportunidades.
5 grandes tendências impulsionadas pelo consumidor single
O comportamento desse novo consumidor está ditando regras em diversos setores. Empresas B2B que atuam como fornecedoras para o varejo precisam estar atentas a estas cinco macrotendências para alinhar seus produtos e serviços. São elas:
1. Gourmetização do cotidiano: comer Bem, sozinho
A alimentação é, talvez, o setor mais visivelmente impactado pela sua mudança de paradigma. A demanda por porções individuais de alta qualidade explodiu. Mas a inovação vai muito além do tamanho da embalagem. São exemplos:
a) Praticidade com qualidade: O single busca refeição pronta ou semi-pronta que seja saudável e saborosa. Eles não têm tempo, mas têm dinheiro. Não querem, portanto escolher entre rapidez e qualidade. Kits de refeição, pratos congelados gourmet e ingredientes frescos porcionados já existem e irão proliferar.
b) Menos Desperdício, Mais Valor: Há alta aversão ao desperdício. Embalagem que mantém o produto fresco por mais tempo e embalagens que contêm somente uma refeição são mais valorizadas que uma quantidade maior de um produto em promoção. Ex. pacotes menores de carne.
c) Experiência Culinária: Cozinhar para si tornou-se um ato de autocuidado. Uso de utensílio gourmet, ingredientes exóticos em pequenas quantidades e cursos de culinária online são exemplos.
d) Oportunidade B2B: embalagens resseláveis, a vácuo ou modificada; os produtos alimentícios premium para um. Entregas menores e mais frequentes – last-mile delivery.
Economia da experiência: viver é o novo ter
Singles, em especial jovens adultos, preferem gastar o seu dinheiro em experiências no lugar de bens materiais. Viagens e comer, shows e festivais de música, cursos e eventos esportivos…
Viagens Solo: aumento do turismo para viajantes desacompanhados. Hotéis, companhias aéreas e agências de turismo que oferecem pacotes e segurança para quem viaja sozinho.
Entretenimento e Socialização: o desejo dos consumidores pela conexão social beneficia o mercado de eventos. Bares, restaurantes que têm mesas comunitárias, aplicativos para encontro e clubes de assinatura, como de vinho e de livro, prosperam, criando ambientes de socialização.
Oportunidade B2B: empresas que remetem tecnologia para eventos, como plataformas de ingressos e apps de interação, clubes de experiência e fornecedores para a rede hoteleira ou do entretenimento. Contudo, eles devem ajudar seus clientes do varejo a criarem ambientes e eventos que fomente a conexão.
Santuário do Lar: conforto e personalização
Morar sozinho significa ter controle total sobre o ambiente. Ocasionalmente, o lar se torna um santuário de autoexpressão e conforto. Isso implica diretamente no mercado residencial e de decoração.
a) Móveis Multifuncionais: em espaços menores, móveis inteligentes e funcionais ou que se adaptam a diferentes situações são altamente valorizados.
b) Decoração como Identidade: a decoração do lar deixa de ser um compromisso conjugal e passa a ser uma expressão da personalidade do possuidor. Procure ocupar espaços para itens de design de móveis acessíveis e decoração de nicho.
c) Tecnologia para o Lar: dispositivos que trazem conveniência e possibilidade, como os assistentes de voz, fechaduras eletrônicas e sistemas de iluminação personalizados têm grande aceitação.
d) Oportunidade B2B: a indústria moveleira pode produzir design inteligente para espaços menores. Fornecedores de tecnologia podem lançar software para casa conectada, prática e mais simplificada. Tintas e Revestimentos poderiam investir em linhas que permitam fácil personalização e aplicação (faça você mesmo).
Autocuidado como prioridade: investimento em si mesmo
O consumidor single investe pesadamente em seu bem-estar físico e mental. As áreas de saúde, beleza e fitness estão crescendo significativamente.
a) Beleza e Grooming: cosméticos masculinos e produtos de skincare “genderless” são a principal categoria dessa área. Pessoas solteiras investem em produtos comprovados e estão dispostas a pagar por qualidade.
b) Fitness e Bem-estar: academias, ioga, aplicativos de meditação e treinadores pessoais têm um público fiel e engajado. A demanda por um estilo de vida saudável e equilibrado é alta.
c) Saúde Preventiva: há uma conscientização crescente sobre a importância da prevenção. Portanto, suplementos dietéticos, alimentos funcionais e serviços de saúde personalizados também estão crescendo.
Oportunidade B2B: a indústria de beleza e farmacêutica pode criar linhas de produtos específicas para atender a este segmento. As fabricantes de equipamentos de ginástica podem desenvolver variantes compactas para uso doméstico. A tecnologia também pode aproveitar a oportunidade e desenvolver wearables e aplicativos de saúde ainda mais sofisticados, com IA.
Papel estratégico do Brinde na Conexão com o mercado Single
Em um mercado que privilegia a experiência e a personalização, o brinde corporativo deixa de ser um mero item promocional: ele se torna uma poderosa ferramenta de conexão, cuja capacidade de provocar sentimentos é subestimada. Sua aderência a tendências que moldam a vida do Single B2C e P2P torna-o mais valioso do que um coadjuvante.
Para o santuário do lar: um carregador por indução com design ou uma luminária de mesa com carregador da Luminati somam funcionalidades e estética ao lar, que é um keep-it-simple para quem busca um lar prático e personalizado.
Autocuidado: uma balança digital com bioimpedância ou uma garrafa térmica personalizada e inteligente que monitora a hidratação ligam o seu nome a uma preocupação genuína.
A chave é parar de pensar no brinde como um custo e começar a considerá-lo um investimento na experiência do cliente. Isso significa que ele deve ser útil, de alta qualidade e, acima de tudo, relevante para o estilo de vida do single.
Em resumo: a ascensão do single/solteiro não é apenas uma moda passageira. É um sinal de mudanças sociais e econômicas profundas. E é um apelo à ação para o mercado B2B. As empresas que continuarem a projetar produtos e serviços para o modelo de família tradicional verão, inevitavelmente, diminuição do faturamento. Para se adaptar a essa nova realidade, serão necessário muito mais do que ajustes superficiais.
A escuta ativa será necessária para entender as novas dores e desejos, bem como a agilidade necessária para inovar, e a visão estratégica para transformar a experiência global do consumidor, da produção ao consumo.
Referências:
Central do Varejo. “Aumento de solteiros no Brasil movimenta varejo alimentício”.
TNC Brasil. “Mercado Single: como os solteiros estão redefinindo o consumo e transformando o varejo brasileiro”.
BRINDES RIO DE JANEIRO: RUA MAJOR RUBENS VAZ, 469, RIO DE JANEIRO
BRINDES SÃO PAULO: AV. NAÇÕES UNIDAS, 12901, ANDAR 25, SALA 141, SÃO PAULO
Originais Distribuidora de Brindes Ltda. - CNPJ: 29.065.741/0001-32 - Desenvolvido e SEO por
Empresa de Site